terça-feira, 14 de junho de 2011

13° dica do desafio de inverno!!

SABOR A MAIS

Se você é do tipo que gosta de incrementar suas bebidas de inverno, como o café e o chocolate, que tal lançar mão de uma receitinha bem mais magra que o chantily? A sugestão é da nutricionista Vanessa Leite. " Bata duas claras em neve com adoçante em pó e depois de prontas, coloque por cima da bebida, com uma pitada de canela" ensina.


Para não abrir mão das bebidas à base de café e chocolate, aposte nas trocas

As temperaturas começaram a cair e, nesta época, nada mais tentador do que uma boa bebida à base de café ou chocolate quente para aquecer o estômago, adocicar a boca e renovar as energias para começar ou terminar o dia.

O problema é que, com exceção dos verdadeiros amantes de café, que consomem até o expresso sem adoçar, muita gente gosta de incrementar a bebida com um pouquinho de açúcar, uma espuma de leite e, já que ninguém é de ferro, abocanhar o "petit four" que boa parte das lojas oferece.

Sem contar que grandes redes contam com versões cada vez mais ousadas: além de chantili com calda de caramelo, as receitas podem incluir licores, leite condensado e raspas de chocolate. Para não falar nas bebidas que vêm com sorvete cremoso. Afinal, se os europeus, que são experts em sorvete, consomem gelado no inverno, por que nós não podemos?

Trocas

Os nutricionistas repetem sempre que não existe alimento proibido para quem está cuidando dos quilos a mais – só é preciso que as pessoas consumam tudo com muita moderação. E invistam em trocas: se você optar pelo café com creme e chocolate após a refeição, pode dispensar a torta. Ou, se sua cota de calorias é muito limitada, é melhor abrir mão do lanche da tarde.

A nutricionista funcional Carolina Ribeiro lembra que quem está de dieta deve tomar cuidado com todas as bebidas cremosas demais. “Para adquirir essa consistência, utiliza-se muita gordura e, às vezes, maisena”, alerta.

Ela explica que o café tem muitas vantagens: ajuda a queimar mais calorias quando tomado antes da atividade física, é diurético e estimula o cérebro. “Porém, a cafeína em excesso aumenta o hormônio do estresse e é contraindicada para quem sofre de insônia, hipertensão e problemas cardíacos”, adverte.

Dicas

A nutricionista Fernanda Mariz de Oliveira também dá algumas dicas para quem não quer exagerar nas calorias, nem abrir mão de "cappuccinos" e afins. Veja as recomendações:

- Cuidado com as variações dos tamanhos dos copos ou xícaras vendidas em redes especializadas em café. Se for consumir um chocolate quente, por exemplo, prefira a porção menor, por ser a bebida mais calórica. Se for um café com leite, pode se aventurar no maior tamanho. Se acrescentar chantili ou caramelo, prefira a menor porção e assim por diante.

- A mesma dica serve para os acompanhamentos alimentícios: se tomar somente um espresso, tem o direito de comer um bolo simples ou "muffin". Mas se optar por algo mais incrementado e mais calórico, deixe de lado o alimento.

- Quem sofre de deficiência de ferro, como anemia, deve evitar ingerir café puro logo após as refeições principais porque há uma substância na bebida, denominada tanino, que pode atrapalhar a absorção do mineral. O mesmo vale para o café com leite, "cappuccino" ou chocolate quente, porque o cálcio (presente no leite) também atrapalha a absorção do ferro.

- Se for preparar a bebida quente em casa, prefira as versões menos calóricas (com leite desnatado e adoçante). Lembre-se que o cacau em pó não é acrescido de açúcar, ao contrário do chocolate em pó e do achocolatado tradicional, por isso é a melhor escolha.

- As principais marcas de "cappuccino" industrializado têm em média 80 calorias para cada porção de 20 g, que rende 100 ml de bebida. Eles também são boas opções para o dia a dia.

- Se quiser incrementar ainda mais a receita caseira, experimente fazer o chantili diet. Veja a receita:

Chantili Diet

INGREDIENTES

2 claras em neve
1 pote de iorgute natural desnatado
1 colher (sobremesa) de emulsificante
5 gotas de baunilha
1 colher (sopa) de adoçante em pó

PREPARO

Bata as claras em neve, acrescente o adoçante, o iogurte e bata bem.

Coloque as gotas de baunilha e o emulsificante e bata até ficar bem cremoso e aumentar de volume.

Conheça o valor calórico de algumas bebidas à base de café e chocolate

Uma xícara (50 ml) de café expresso puro tem apenas 9 calorias. Com adoçante, a conta sobe para 12 calorias. Com açúcar, para 33. A nutricionista funcional Carolina Ribeiro incentiva os pacientes a tomarem o café na verão "carioca" (mais fraco) e sem adoçar: "Com o tempo, as pessoas passam a apreciar o sabor amargo, e é assim que os especialistas em café defendem que deve ser o consumo". (Getty Images)

Uma xícara (100 ml) de café com leite integral tem 45 calorias. Se adoçado com açúcar, o valor sobe para 69 calorias. Com leite desnatado, são apenas 28 calorias. Já com leite desnatado e açúcar, a bebida fica com 52 calorias. (AP/Seth Wenig)

A xícara de "cappuccino" tradicional puro tem 65 calorias. Com açúcar, são 89 calorias. A versão com leite desnatado e adoçante tem apenas 48 calorias. Muita gente gosta de colocar um pouco de chantili na bebida, o que inclui 55 calorias à receita. Se o creme for de avelã, são 106 calorias a mais. Se a receita ainda incluir leite condensado ou doce de leite, são 65 calorias extras, respectivamente. (Getty Images)

Por falar em chantili, ele também é o vilão do cafezinho tradicional. Enquanto o expresso com açúcar e creme tem 59 calorias, o café puro com adoçante tem apenas 12 calorias. A nutricionista Fernanda Mariz de Oliveira ensina uma receita de chantili diet acima. (Getty Images)

O "petit four", que muitas vezes acompanha o café, em geral tem cerca de 23 calorias. Mas as receitas variam de acordo com a loja. Se você não quiser cair em tentação, peça para nem colocarem o biscoito no pires. (Eduardo Knapp/Folha Imagem - 10.10.2006)

Cada rede de cafés ou lanchonetes tem sua receita própria. A seguir, você confere as calorias de algumas receitas. O "cappuccino" com canela pequeno do Fran's Café tem 52 calorias e o grande, 98 calorias. O "Cappuccino chocolate" pequeno tem 129 calorias e o grande, 251. (Divulgação)

O café "mocha" pequeno, do Fran's, tem 66 calorias. (Divulgação)

 O chocolate quente "submarino", que vem com uma barrinha de chocolate, tem 305 calorias.

Há quem goste de tomar sorvete mesmo nos dias mais frios. Os milk shakes, de um modo geral, têm aproximadamente 700 calorias. O de café, no Fran's, tem 668 calorias. Já o de chocolate diet, 292. Para quem gosta de simplesmente colocar o sorvete na xícara de café, em casa, saiba que uma bola tem cerca de 90 calorias. (Divulgação)

Outra versão gelada que é popular na rede, é o Franccino Mocha, com 498 calorias. Sem chantili, o saldo cai para 246.

O McCafé, da rede Mc Donalds, também tem variado o cardápio. A novidade é o Vanilla Latte, uma combinação de leite, café e baunilha, coberto com caramelo crocante polvilhado. A bebida tem 172 calorias.

Bebidas alcoólicas à base de café também são apreciadas no inverno. As receitas variam, mas, para ter uma ideia, lembre-se que cada cálice de licor tem aproximadamente 103 calorias.

A assessoria de imprensa da rede Starbucks no Brasil diz que a marca não destaca as calorias dos produtos em seu site ou nas lojas por considerar que se trata de "um momento de indulgência". Mas dá para encontrar a maior parte dos produtos nas tabelas nutricionais do site internacional (www.starbucks.com). O Café Mocha grande, com leite integral e chantili, tem 360 calorias. Com leite desnatado e sem o chantili, cai para 220. (Andrew Harrer/Bloomberg News)

Para quem não gosta de café e prefere o chocolate quente puro, uma xícara (100 ml) da bebida com açúcar tem 122 calorias. Com adoçante, 100. Se você usar o leite desnatado, a bebida fica com 74 calorias, não muito diferente do que as calorias de uma maçã. (Getty Images)


Estava procurando uma receitinha diet para postar pra vocês e achei essa aqui neste blog  http://carloskeide.blogspot.com espero que ele não se importe.


Meninas obrigada pelos comentários no post anterior. Vocês são uns amores. Bjos
Meu pai continua passando super bem. O pescoço já desinchou e ele está ótimo graças á Deus.


MEU ANTES E DEPOIS




Vale á pena se cuidar e se amar!!