segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vc sabe comer DEVAGAR???

Um dos problemas de nossos dias corridos é que não temos tempo para nada… e quando temos TEMPO para comer, queremos devorar. Isso nos leva ao stress, vivendo de forma nada saudável. E com o simples ato de comer devagar, podemos reverter este quadro. Comendo pouca quantidade por vez, mastigando lentamente, de forma a saborear melhor a refeição. A refeição leva alguns minutos a mais, mas os benefícios valem a pena. 5 poderosas razões para comer devagar: 1 - Perder peso Um crescente número de estudos confirma que apenas o fato de comer mais devagar faz com que você consuma menos calorias. A razão é que nosso cérebro leva 20 minutos para processar que estamos satisfeitos. Se comemos rápido, podemos passar do ponto em que estamos satisfeitos, e acabamos comemos mais. Se comemos devagar damos tempo ao cérebro processar que estamos satisfeitos e parar. 2 - Apreciar a comida É difícil saborear a comida se vai comer depressa. Você pode até comer guloseimas, mas faça isso devagar (para sentir que está comendo) e em pequena quantidade. Você quer comer alimentos "supérfluos" (ou pecaminosos? ) porque tem o gosto bom. Mas comê-los rapidamente pra quê? Coma menos e mais lentamente. Você ficará mais satisfeito com muito menos e consequentemente, ingerirá menos calorias. Faça das suas refeições um prazer gastronômico, não uma coisa a se fazer apressadamente e sem prazer. 3 - Melhorar a digestão Se você comer devagar e mastigar mais a comida, irá ter uma melhor digestão. A digestão começa na boca, portanto, quanto mais trabalho você fizer lá em cima, menos trabalho seu estômago terá. Isso poderá te conduzir a menos problemas digestivos. 4 - Diminuir o Estresse Comer devagar, prestar atenção à nossa alimentação pode ser um grande exercício de concentração. Esteja concentrado naquele momento, sem ficar pensando no que precisa fazer depois. Quando você come, você deve comer. Este tipo de atenção pode te levar a uma vida menos estressante. 5 - Rebelar-se contra o fast food e a vida corrida A correria do dia a dia nos leva comer fast food e ingerir rapidamente. É um estilo de vida desumano e maléfico à nossa saúde. Temos pressa sempre, sem ter tempo de aproveitar a vida. Rebele-se contra este estilo de vida… com um pequeno ato de alimentar-se mais devagar. Evite fast food, coma em bons restaurantes, ou melhor ainda, cozinhe sua própria comida sempre que possível e a desfrute plenamente. Dê sabor à sua vida. Fonte: Zenhabits Conheça também o Slow Food, movimento internacional que reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, celebra o alimento de qualidade e o prazer da alimentação. E você, consegue comer devagar? RECEBI POR E-MAIL E RESOLVI PASSAR PRA VCS. Achei muito INTERESSANTE E VERDADEIRO.

5 comentários:

Fênix disse...

Eu estou me educando. kkkkk
Beijos e boa terça!

" Vi " disse...

quantas vantagens em comer de vagar adorei a dica!!!!

beijossssssss linda

Rodrigo disse...

Olá Sandra gatona rsrsrs
obrigado por essas dicas! Eu já perdi 8.5 kg em 1 mês, mas agora começei a trabalhar e as provas da faculdade começaram! tenho que me esforçar o máximo possivel pra nao comer as bobagens na rua e etc.

tudo de bom aí viu? Logo logo quero que contes sua história de emagrecimento para meu Blog!
Beijos querida
sucesso

Aline disse...

Oi Sandra, obrigada pelo apoio!!! Este mundo é realmente pequeno né!!! Ontem eu estava falando do seu blog na minha sala e descobri que vc é vizinha da menia da minha sala, coincidência ne!!!
Em relação ao topico... eu não consigo, alias eu nem mastigo só engulo... outra coisa para mudar.
bjim, ate mais!!

AUDENORA disse...

OI SANDRA...TUDO BEM???
EU COMO BEM DEVAGAR...PRINCIPALMENTE A SALADA...SABOREIO BEM MESMO E EM SEGUIDA JÁ FAXINO A BOCA COM FIO DENTAL...PASSO UNS 10 MINUTOS E ESCOVO, É UMA DICA TBÉM...PORQUE ASSIM VC NÃO FICA SENTINDO VONTADE DE COMER MAIS...FAÇO ISSO HÁ 18 ANOS.
ACHEI LEGAL A MATÉRIA OK?
BJS.