domingo, 20 de dezembro de 2009

Dicas para uma boa ceia!

A uva é uma fruta rica em substâncias anticancerígenas e antioxidantes, que previnem o envelhecimento e o surgimento de várias doenças. Além disso, a casca das uvas escuras contém, entre outras substâncias, resveratrol e quercetina, que ajudam a aumentar o colesterol HDL, que é considerado bom para o nosso organismo. A uva é rica em carboidratos, a cada 100 gramas fornecem 68 calorias. Possui vitamina C e tem pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, entre outros. Quem a consome ingere boas doses de potássio, essencial para manter os fluidos corporais. Cálcio, importante para a saúde de ossos e dentes. Magnésio, um dos principais responsáveis pela ativação de receptores de insulina. Cobre, que previne a anemia e doenças ósseas. Iodo, mineral indispensável para o ser humano.Fósforo, que integra a estrutura dos ossos e dentes. O damasco seco é um alimento antioxidante, isento de gordura e sódio e rico em fibras, que evitam a constipação e problemas de intestino. Ele também é abastado em beta-caroteno, poderoso antioxidante, e boro, que previne a osteoporose. A cada 100 gramas de damasco seco são ingeridas cerca de 240 calorias, além de significativas quantidades de potássio, que é essencial para manter os fluidos corporais, e ferro, principal componente da hemoglobina. A cereja apresenta um baixo teor calórico, cerca de 15kcal para cada uma, e ajuda na redução do colesterol. Ela é uma boa fonte de vitamina A, que é antioxidante e ajuda na renovação da pele. Potássio, fundamental para manter os fluidos corporais. Fibra solúvel, que ajuda na digestão, e vitamina C, poderoso antioxidante cuja principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. A amora preta tem uma grande quantidade de cálcio (46mg/100g fruto), importante elemento para dentes e ossos, além de possuir ácido elágico, substância que muitos especialistas acreditam ser anti-cancerígena.Ela também possui um alto teor de potássio (245mg/100g fruto), contém a fibra solúvel pectina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, e também apresenta propriedades antioxidantes, pois possui vitamina C e vitamina E. A framboesa é uma fruta que possui boas quantidades da vitamina B1 (tiamina), cerca de 25mcg a cada 100 gramas. Essa vitamina é importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Ela também tem significativa quantidade de vitamina B5 (niacina), cerca de 0,45mg para cada 100 gramas de fruta , que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Além disso, outras substâncias encontradas na framboesa são as vitaminas A, C, que são poderosos antioxidantes, e o mineral cálcio, importante para quem tem doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose. Além disso, nela também podem ser encontrados fósforo, que integra a estrutura dos ossos e dentes, e o ferro, principal componente da hemoglobina. A ameixa é bastante conhecida pelo seu poder laxativo, que ajuda pessoas vítimas da prisão de ventre. Ela é rica em vitaminas do Complexo B, que são essenciais ao crescimento e fortalecimento do cabelo e evitam problemas de pele e doenças como o reumatismo. Além disso, essa fruta tem uma importante quantidade de fósforo, que integra a estrutura dos ossos e dentes, potássio, fundamental para manter os fluidos corporais, e vitamina A, que é antioxidante e ajuda na renovação da pele. A tâmara é rica em potássio, substância essencial para o funcionamento normal dos fluidos corporais, ferro, mineral indispensável para o ser humano e niacina, que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Ela também tem significativa quantidade de vitamina B6, que contribui para evitar diversas perturbações nervosas e da pele. O pêssego possui consideráveis quantidades de fibras, que são importantes para o bom funcionamento do intestino, e vitamina B5 (Niacina), uma das vitaminas do complexo B, cuja função é ajudar a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Além disso, ele possui grandes quantidades de vitamina A e C, que são antioxidantes, vitamina D, que promove a absorção de cálcio e ferro mineral importante para prevenir anemias. Para concluir As frutas acima citadas, além de refrescantes, são repletas de nutrientes quem fazem muito bem a saúde do homem. Depois de se deliciar com elas, o próximo passo é degustar as castanhas, amêndoas, nozes, dentre outras frutas oleaginosas que também trazem muitos benefícios à saúde.

7 comentários:

Sabores e Sensações disse...

Oi, Sandra!
Adorei o post é bem legal saber um pouco mais do que comemos...rsrsrs
Adoro ver suas fotos e ver o resultado, parabéns!!!!
Ainda não consegui passar pelas datas comemorativas mantendo a RA em dia, mas vou chegar lá.
Beijos

* Aline Virtus * disse...

Gostei das dicas... ainda mais que ainda não comprei NADA aqui pra casa... vou ver isso hoje e amanhã! :P bjs

Kellen Guizella disse...

Oi Sandra, olha adorei seu blog, adorei o q li e sua determinação, cara vc é linda demais, parabéns por sua disciplina...fiquei encantada, estou te seguindo viu? Um grande bju e tenha uma ótima semana...

TC disse...

Oi!

Obrigada pelas dicas, gostei!

bjnh e bom natal

Vania San disse...

Vim te desejar um feliz natal e que em 2010 consiga realizar seus objetivos!

beijos

Fabi disse...

Oi, Sandra! eu gosto de misturar os damascos e as tâmaras na comida de sal. Faz a comida ter mais volume e satisfazer mais. Adorei as dicas. Bjos

Nova disse...

Sandra...
Sem falar que tudo é muito gostoso!
Beijo Musa!